Marketing 3.0


O assunto mais importante da atualidade é o conceito descrito no Livro Marketing 3.0, de um dos especialistas mais importantes, o prof. Philip Kotler  que aborda a necessidade que as empresas têm de estruturarem suas redes sociais, fazer a inclusão social e preservar o meio ambiente.


Para ver um resumo de 20 das 180 páginas do livro, em inglês, que está abaixo, por favor, passe o mouse sobre a capa do livro ou use a barra de rolagem, do lado direito.

Em português, o livro, pode ser adquirido pela internet na Livraria Saraiva

Segundo Leonardo Simões, que fez um resumo em julho de 2010,  o livro traz informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo.
Sua proposta é amplificada sedimentando suas explicações primariamente na mudança dos cenários do Marketing e dividindo-a em três ondas:

Marketing 1.0 – Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação;
Marketing 2.0 – Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados, e
Marketing 3.0 – É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler. “Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.

O livro deixa claro, que num futuro bem próximo, a empresa que apenas montar uma fachada politicamente correta será desmascarada, cedo ou tarde, graças à internet e as mídias sociais. A única saída é criar uma estratégia de responsabilidade ambiental e social verdadeira e seguida por toda a cadeia de funcionários e fornecedores.

O apelo dos autores se baseia em desenvolver a capacidade dos profissionais de marketing para detectar as ansiedades e anseios humanos, profundamente enraizados na criatividade, cultura, tradição e meio ambiente.

O texto é recheado de exemplos de empresas de sucesso que apóiam ações sociais e ambientais na sua estratégia de crescimento e obtém crescimentos nos lucros acima da média global.

Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor muda, o que provoca mudança no marketing. Hoje, vemos o marketing se transformando e expandindo o foco dos seus produtos para os consumidores e as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano e na qual a lucratividade anda junto com a responsabilidade corporativa.

Kotler descreve como uma empresa pode lucrar ainda mais criando valor superior para seus clientes e parceiros, estando sempre atenta às suas necessidades e preocupações.

O livro é dividido em 4 partes:

A primeira – Tendências – resume as principais tendências de negócios que moldam o Marketing 3.0. 

A segunda parte – Estratégia – mostra como a empresa pode apresentar sua visão, missão e valores para seus consumidores, funcionários, fornecedores e acionistas. 

A terceira parte – Aplicação – mostra como as empresas podem contribuir por meio do Marketing 3.0 para a solução de problemas globais, como bem-estar, pobreza e sustentabilidade ambiental. A parte final – o Epílogo – resume as 10 ideias fundamentais do Marketing 3.0, apresentando exemplos de empresas que adotaram o conceito em seu modelo de negócios.

Com uma leitura fácil, esta obra é perfeita para profissionais de qualquer nível de experiência que queiram entender um pouco mais de uma realidade sobre os novos mercados antecipada pelo “Pai do Marketing Moderno”. O livro não é voltado para ativistas ecológicos – mas para profissionais da área de Vendas e Marketing.


Para ver um outro sumário, por favor, clique: DINHEIRAMA / Eiaine Costa

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